Sistema de Georreferenciamento
e Defesa Sanitária Animal

line decor

GAVEA - Grupo de Atenção Veterinária Especial em Avicultura (09/09/2009)

Melhorar o sistema de atenção veterinária, a capacidade de resposta a emergência sanitária e elevar o status sanitário avícola de Minas Gerais atualmente classificado como “C”, ou intermediário. Este é o desafio do Grupo de Atenção Veterinária Especial em Avicultura (Gavea), que foi criado pelo IMA e entrou em operação em abril deste ano. Formado por 14 médicos veterinários do Instituto, os profissionais vão trabalhar com exclusividade para a avicultura.

A classificação foi feita pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) por meio de auditoria nos estados que aderiram ao Programa Nacional de Sanidade Avícola (PNSA).

Recadastramento de granjas avícolas, atendimento a suspeitas de doenças de notificação obrigatória, cadastro de estabelecimentos que comercializam aves vivas e cadastro de outras explorações avícolas são algumas das atividades que o Grupo vai exercer.

Os servidores que fazem parte do Gavea se encontram lotados nas Coordenadorias Regionais do IMA das regiões mineiras de grande concentração avícola que são: Bambuí, Juiz de Fora, Oliveira, Passos, Patrocínio, Uberaba, Uberlândia, Varginha e Viçosa.

Para o diretor-geral do IMA a criação do Grupo, necessária para atender plenamente as normas previstas no PNSA, vai trazer um trabalho mais efetivo na avicultura mineira. “Com esse Grupo, todos vão sair ganhando. Os produtores com um atendimento mais rápido e os consumidores mineiros, que terão alimentos seguros em casa”, afirmou o dirigente.

Minas Gerais é o segundo maior produtor de ovos de mesa do Brasil com uma produção de 7,75 milhões de caixas com 30 dúzias. O estado também se destaca na exportação de ovos, sendo o maior exportador do Brasil. Além disso, Minas está dentre os maiores produtores de frango, ocupando o quinto lugar, com 401 milhões de frango produzidos durante o ano passado.

Gerência de Defesa Sanitária Animal - IMA/ 2009